terça-feira, 30 de agosto de 2011

Novo Cenário


O momento atual do conhecimento em que vivemos é bastante particular. Nunca antes a sociedade humana havia presenciado tamanhas transformações no que diz respeito à informação e ao conhecimento. Esses fatos criam demanda por um constante aprendizado por parte de todo tipo de profissional, da mesma forma que determinam as ações das empresas em busca da oferta de conhecimento e treinamento a seus funcionários. E esse  cenário contribui para que a EaD ganha cada vez mais força.
Dentro de alguns olhares e limites colocados aqui, o conceito apresentado no curso a EaD é: “Nesta disciplina, Educação a Distância (EaD) é definida como uma modalidade de educação em que os professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação.”
 Essa integração como eixo pedagógico central, pode ser uma estratégia de grande valia, desde que se considerem estas técnicas como meios e não como finalidades educacionais, e que elas sejam utilizadas em suas duas dimensões indissociáveis: ao mesmo tempo como ferramentas pedagógicas extremamente ricas e proveitosas para a melhoria e a expansão do ensino e como objeto de estudo complexo e multifacetado, exigindo abordagens criativas, críticas e interdisciplinares, e  podendo ser um “tema transversal” de grande potencial aglutinador e mobilizador (Belloni, 2001a).
            A partir do exposto acima, qual a EaD nos interessa?
·        Uma que defenda políticas públicas tecnocráticas que gerem propostas educacionais centradas nos processos de ensino (estrutura organizacional, planejamento, concepção, produção e distribuição de materiais etc.), ou;
·        Que defendam os processos de aprendizagem (características e necessidades dos estudantes, modos e condições de estudo, níveis de motivação etc.), ou, ainda;
·        Um processo que se utilize destas duas situações.
Nesse cenário, a EaD desponta como modalidade do futuro, provavelmente vivendo novas etapas, com ênfase na integração de meios, em busca da melhor e maior conectatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário